Secretaria da Saúde realiza campanha de prevenção do câncer de colo do útero

Com o objetivo de diminuir a incidência do câncer de colo uterino em Belmonte, a Unidade Básica de Saúde realizou, no último sábado, dia 08, a campanha de prevenção para todas as mulheres belmontenses.

Também conhecido como câncer cervical, o câncer de colo uterino é uma doença causada pelo Vírus Papiloma Humano (HPV) e de evolução lenta, que acomete, principalmente, mulheres acima dos 25 anos. Com as campanhas e coletas realizadas pelas Unidades de Saúde, os índices de incidência diminuíram consideravelmente, porém, ainda é a terceira doença mais frequente que leva as mulheres ao óbito no Brasil.

De acordo com a Médica, Eliane Albarello, 44% dos casos diagnosticados precocemente, não desenvolvem características malignas e podem ser curados totalmente. Além da infecção pelo HPV, o início precoce da atividade sexual, muitos parceiros sexuais, baixa imunidade, tabagismo e más condições de higiene são considerados fatores de risco. “No início da doença, os sintomas não são visíveis, portanto, quando apareceram sinais como sangramentos vaginais após relações sexuais, corrimentos escuros e com mau cheiro, massa palpável no colo do útero, hemorragias, obstrução das vias urinárias e intestinos, dores lombares e perda de apetite e peso, a doença já pode estar em estado avançado”, esclarece Eliane.

Durante a campanha, 45 mulheres belmontenses foram atendidas pela Médica Eliane e pela Enfermeira Luciane Berá, com a realização da coleta do exame preventivo e orientações sobre a doença. Também foram realizados 136 testes rápidos para diagnosticar doenças como Hepatite B, Hepatite C, HIV e Sífilis pela Enfermeira Cristiane Stolarski.

Conforme a Enfermeira Luciane, a campanha teve reflexos positivos, pois a prevenção da doença está diretamente associada ao esclarecimento da população. “Ficamos muito felizes com a procura das mulheres do município, pois muitas delas nunca haviam feito o exame. Aquelas que não puderam participar, terão a oportunidade no mês de outubro, quando da realização da Campanha Outubro Rosa. Agradecemos a todas as mulheres que participaram, a equipe da Secretaria e as voluntárias de São Miguel do Oeste que nos auxiliaram”, enfatiza Luciane.